Barra do Bugres deu um importante passo em direção à modernização e ao fortalecimento da governança pública. A gestão municipal assinou a adesão ao Programa de Integridade dos Municípios Mato-Grossenses, tornando-se uma das primeiras cidades do Estado e do país a implementar formalmente mecanismos de compliance, transparência e controle interno na administração.
O projeto reúne a atuação conjunta da Rede de Controle, que engloba a Controladoria-Geral do Estado (CGE), a Controladoria-Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e o Ministério Público Estadual (MPE-MT).
Segundo o secretário-controlador-geral do Estado, Paulo Farias, o conceito de integridade vai além do cumprimento de normas legais. “Integridade é fazer a coisa certa na entrega da política pública para o cidadão. O objetivo é construir a confiança da sociedade na administração pública e garantir que saúde, segurança, assistência social e infraestrutura sejam entregues de forma legal, correta e eficiente”, destacou.
A adesão do município foi impulsionada por um diálogo contínuo com o Ministério Público Estadual. A promotora de justiça Dra. Kelly Cristina enfatizou que o projeto visa criar uma cultura perene de integridade, beneficiando tanto os servidores quanto a população.
“O Ministério Público sugeriu a adesão ao termo para facilitar a fiscalização e a execução dos serviços. O trabalho mais importante é instituir a cultura da integridade. O município ganha porque fica mais organizado e seguro, e a população é beneficiada com a melhoria direta na prestação de todos os serviços públicos”, ressaltou a promotora.
Com a assinatura do termo, Barra do Bugres ganha destaque no cenário estadual e nacional pela busca de inovação na gestão. O município já conta com o Comitê de Governança e Gestão Pública e com a aplicação de diretrizes do Governo Federal, como o Transfergov.
Deisi Zanon, integrante do Comitê de Governança, lembrou a relevância do momento: “Mato Grosso é o primeiro estado a ter esse programa e Barra do Bugres se torna o quarto município a aderir. Além disso, somos pioneiros na aplicação do Transfergov. Estamos em constante busca para modernizar toda a gestão”.
Para o presidente do Comitê de Governança, Denis Seconello, o reflexo do compliance interno será sentida do ‘portão para fora’, na melhoria dos indicadores públicos.
“Já possuímos o Selo Ouro em Transparência e a meta é alcançar o Selo Diamante ainda este ano. Mudar os processos de trabalho internamente trará melhor prestação de serviços na saúde, educação e infraestrutura, além de dar total transparência para a sociedade”, afirmou Denis.
A prefeita Azenilda Pereira comemorou a conquista e reforçou que a adesão representa uma semente plantada para o desenvolvimento sustentável e ético do município.
“Sinto-me muito realizada porque estamos garantindo a base para os futuros governantes de Barra do Bugres. Com esse termo, teremos ainda mais facilidade na captação de recursos e no diálogo com o Governo do Estado. É um avanço enorme e quem ganha com tudo isso é a nossa população”, finalizou a gestora.
Com a formalização da adesão, as equipes técnicas do município darão início aos treinamentos e à adequação dos fluxos de trabalho em todas as secretarias municipais. As ações contarão com o suporte direto da Controladoria-Geral do Estado para garantir que as novas práticas de controle e transparência sejam integradas à rotina de atendimento da prefeitura.







