Barra do Bugres recebeu, nesta semana, a equipe técnica do Comitê Estadual de Implementação do Modelo de Governança e Gestão. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias e orientar os gestores municipais sobre a implantação desse novo modelo, que busca garantir mais eficiência, transparência e melhores resultados nas políticas públicas do município.
O evento contou com a presença da prefeita Azenilda Pereira, do prefeito de Porto Estrela Márcio Rodrigues, do gestor governamental do Estado André Luiz, além de, secretários municipais, servidores e representantes da sociedade civil.
Segundo a equipe técnica do comitê, o modelo permitirá maior integração entre as secretarias, além de possibilitar o acompanhamento mais transparente das metas e indicadores de desempenho.
O chefe do Departamento de Convênios, Jaime Silva, destacou a importância de motivar a autogestão e fortalecer os servidores:
“A nossa meta é exatamente buscar melhoria na aplicação dos recursos e nos processos de execução. Sempre foi um sonho trazer para dentro de Barra do Bugres esse modelo. É motivando os servidores e secretários que conseguimos implementar ferramentas que tragam resultado lá na ponta, para a população. Saímos felizes desse primeiro momento e agora vamos pôr a mão na massa, para que os servidores entendam e possam oferecer sempre um trabalho de qualidade.”
O prefeito de Porto Estrela, Márcio Rodrigues, reforçou a relevância da participação regional:
“Essa é uma grande importância, porque o nosso município só tem a ganhar, principalmente na questão da arrecadação do tributo. Por isso fiz questão de trazer nossos secretários e funcionários para participarem, aprendendo e aplicando esse conhecimento também em nossa cidade.”
A prefeita de Barra do Bugres, Azenilda Pereira, ressaltou que a adoção do modelo representa um avanço para toda a gestão pública:
“Essa transição será a Era do Futuro. Todos os servidores precisam participar para um melhor aprendizado. Tenho certeza que eles vão gostar muito, porque o foco é a gestão qualificada, e esse será o grande diferencial para a nossa cidade.”
Já o gestor governamental do Estado, André Luiz, apontou que o processo ajudará a identificar gargalos e propor melhorias:
“A administração pública tem muitos gargalos, e Barra do Bugres não foge desse critério. Nosso objetivo é diagnosticar esses problemas e buscar melhorias, racionalizando a máquina pública para melhor alocar recursos e servidores. O foco é sempre entregar políticas públicas de forma mais eficiente e eficaz para o cidadão.”
Com a implantação do Modelo de Governança e Gestão, Barra do Bugres se junta a outros municípios de Mato Grosso que já estão avançando nessa metodologia, reforçando o compromisso com uma gestão moderna, integrada e participativa, sempre com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à população.